.:: Clube Deauville Portugal ::.
   
História do Clube

 

O Clube Deauville Portugal

Este clube nasceu da vontade de um grupo de possuidores de Honda Deauville de se poderem encontrar, confraternizar e trocar ideias. De um conjunto de amigos e dessa vontade nasceu o CDP, o Clube Deauville Portugal, um clube oficial Honda de moto-turismo, que entra agora no seu 7º ano de vida.
 
As nossas actividades decorrem ao longo de todo o ano proporcionando momentos inesquecíveis aos seus sócios, e amigos vindos de todos os cantos do país.
 
Juntamos o gosto por andar de moto, á vontade de conhecer este belo país que é o nosso.
 
Se possui uma Deauville, gosta de andar de moto, fazer amigos e fazer turismo, este é o seu clube.
 
O CDP tem protocolos firmados com casa vez mais entidades e condições especiais para os seus sócios.
 
 
Todas as informações relativas ao CDP podem ser consultadas aqui.



 


 

E como tudo começou...

 

Tudo começou no MCV (MotoClubeVirtual) quando no seu fórum surgiram, em 2002, umas tentativas de juntar proprietários de Honda Deauville com resultados pouco animadores quanto a concretizações.

No entanto quando num outro tópico surgiu a pergunta: Onde andam os deauvillistas?! Parece que tudo estremeceu.

As respostas não se fizeram esperar sendo muitos e um pouco de todo o país assinalando assim uma presença a nível nacional, pelo que, logo surgiram, novamente, sugestões de encontros almoços, etc.

Lançou-se, algum tempo depois, a ideia de organizar um Encontro Nacional de Deauvillistas, ideia que, teve uma enorme aceitação e, para tal, foi sentida a necessidade de arranjar um espaço de encontro próprio para trocar opiniões e acertar todos os pontos necessários a um empreendimento desta dimensão. O yahoogroups foi o espaço escolhido e surgiu o grupo Deauville.pt que rapidamente registou uma forte adesão.

Primeiro Encontro Nacional

O primeiro Encontro Nacional Deauville realizou-se em 14 de Maio de 2005 tendo como cenário a bonita região da Serra da Arrábida. Cerca de 41 motos e 98 deauvillistas (masculinos e femininos) responderam à chamada convergindo de todo o país, desde o Minho ao Algarve, para o ponto de encontro pré estabelecido na estrada de Sesimbra.

Visitámos o Cabo Espichel, percorremos a Serra da Arrábida e fomos recebidos muito bem, em Setúbal, pela Motosado, concessionário local da Honda.

Seguiu-se um almoço convívio no restaurante O Quintal, em Setúbal, que decorreu em franca harmonia, e onde todos tivemos oportunidade de nos conhecermos melhor. Depois do banquete ouve um sorteio de lembranças oferecidas por alguns concessionários Honda e pela própria Honda Portugal que, desde a primeira hora encarou com simpatia o encontro e o possível surgimento de um Clube dedicado à Deauville.

O surgimento do Clube ficou, de facto, delineado neste encontro pois, perante o desejo expresso pela maioria dos presentes, não havia volta a dar!

Primeiros passos para a criação do clube

Porém, iniciadas as movimentações para a criação do Clube, como é natural nestas coisas algumas contrariedades desentendimentos e incompreensões surgiram mas acabaram por ser ultrapassadas. Apesar das turbulências, foram dados alguns passos muito positivos, tais como, o registo do nome do Clube, o estabelecimento de contactos com a Honda Portugal SA, a abertura de pré-inscrições de sócios e a criação de um logótipo para o Clube. Tudo isto intercalado com alguns passeios convívio e jantares de Natal e até ofertas de Natal a instituições de acolhimento de crianças carenciadas.

Mas, o processo de legalização do Clube tardava, apesar de toda a disponibilidade da Honda Portugal para o aceitar e reconhecer. O desinteresse e afastamento de alguns membros deauvillistas da primeira hora, contribuiu, também, para que se tenha caído num certo marasmo.

Segundo Encontro Nacional

No entanto, e apesar de tudo, com o esforço de alguns, o 2º Encontro Nacional foi posto de pé e voltou a ter alguma relevância com a presença de 50 motos e 86 pessoas. Foi mais uma boa jornada de convívio entre deauvillistas.

A bela região Oeste entre S. Martinho do Porto e Óbidos foi agora o cenário escolhido, por ela passeámos em vistosa caravana despertando o interesse de quem nos via passar e depois, o momento de convívio mais intenso, o almoço em Tornada, no restaurante O Pinheiro, houve distribuição de lembranças e sorteio de ofertas.

Primeira aparição pública - 8º Portugal de Lés a Lés

Apesar de tudo como o que não falta são Deauvillistas entusiastas e activos, mail para cá mail para lá acabam por se juntar dois e decidirem participar num grande evento nacional, nem mais nem menos que o 8º Portugal de Lés a Lés.

Dada a dimensão do evento há quem sugira que se aproveite para fazer uma apresentação do Clube á comunidade motociclista, inscrevendo a equipa em nome do mesmo. Há também quem se ofereça para decorar as motos dos concorrentes com o tema do logótipo do Clube.

E é assim que duas Deauville, muito vistosas, se foram passear durante 3 dias por todo o país e bem há vista das centenas de motociclistas que integram toda a caravana do LAL, bem como de milhares de espectadores ao longo dos cerca de 1000Kms compreendidos neste grandioso passeio mototurístico.

Retomada do processo de criação do Clube

A determinada altura um grupo de Deauvillistas reúne-se para dar o pontapé de saída para uma aspiração antiga, a criação de um site e fórum próprios para substituir a grupo do yahoo na função de suporte à actividade do Clube e, para dar a conhecer mais facilmente as nossas propostas e realizações, numa tentativa de voltar a reunir os deauvillistas que entretanto se haviam dispersado.

Na sequência dessa reunião, acaba o mesmo grupo por decidir também relançar o processo de criação/legalização do Clube.

Um novo revés surgiu na caminhada para a concretização do Clube, o grupo de deauvillistas que pretende relançar o processo de legalização (completamente parado) e fazer do CDP uma entidade legalmente reconhecida, depara-se com uma dificuldade adicional, o processo de registo do nome já caducara pelo que teria de se começar tudo do principio!

Apesar desta dificuldade adicional o grupo de trabalho avançou com o processo de legalização por ser a única forma de dar credibilidade e suporte legal ás actividades do Clube

Entretanto, surge um convite da Honda Portugal para estarmos presentes, no seu espaço, com uma representação do Clube na MOTOEXPO 2007 a decorrer na FIL em Lisboa a partir de 3 de Março de 2007.

O nosso moral saiu, como é óbvio, bastante reforçado com este convite e tratámos de apressar o andamento dos assuntos pendentes para que nos apresentássemos nesta Feira do Motociclismo já devidamente legalizados e com existência oficial.

Assim no dia 25 de Fevereiro de 2007 realizou-se mais uma reunião com o objectivo de dar um passo importante na legalização do Clube e assim, foram aprovados os estatutos e lavrada a respectiva acta deste importante acto tendo sido nomeada uma Comissão Instaladora para, finalmente, dar corpo legal ao Clube Deauville Portugal.

Em 30 de Março de 2007 foi realizada escritura publica no Cartório Notarial da Portela.

Esta é uma história, necessariamente resumida, das vicissitudes por que passámos na concretização de um sonho que nasceu em 2005, mas que, a vontade de alguns, dos muitos que foram aderindo à ideia inicial, não quiseram deixar morrer.

E assim ...

Aqui está o Clube Deauville Portugal com o intuito de prestigiar o motociclismo nacional e os deauvillistas em particular, que todos saibamos também prestigiar o nome do Clube e a figura do Motociclista por essas estradas e cidades deste nosso belo país!

Finalmente, queremos que este nosso site seja um espaço aberto a todos os motociclistas e o seu Fórum um local de troca de ideias e informações, desejamos também, que quem não seja possuidor desta bela moto, ao ler-nos, se sinta atraído por ela e entre para clube dos deauvillistas pois esta moto não deixa ninguém indiferente, e quanto mais a utilizamos mais gostamos dela.

 

A Comissão Instaladora do CDP

 

 


 
   
   
 
   
   
   
Emails:
         
   
Faça já o download da aplicação móvel oficial do CDP.